segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sugestão do Fortaia

Está disponível na internet o último documentário do genial cineasta estadunidense, Michael Moore, Capitalismo: A Love Story, tradução para o português, Capitalismo: Uma História de Amor.

Neste trabalho, Moore mostra toda sua revolta e indignação, através de seu estilo bem humorado, à crise financeira que atingiu os Estados Unidos e o resto do mundo em 2009 e que persiste até os dias de hoje.

Logo em uma das primeiras cenas (4:20 de filme), é mostrado a dura realidade de pessoas comuns que têm suas vidas transformadas com a perda da casa própria através de despejo, e pelo desemprego devido à crise. No decorrer do documentário, Moore vai à capital Washington e ao centro do poder financeiro em Manhattan, Nova Yorque, em buscas de respostas e explicações plausíveis para a queda das bolsas, mas encontra grandes especuladores financeiros e políticos que se vendem ao sistema afirmando que a solução é cortar gastos e colocar dinheiro do povo americano nos bancos.

Trata-se de mais uma obra perfeita de Moore que obriga a nós, brasileiros, a repensar o sistema capitalista e agradecer ao governo por não ter continuado com a política do Estado mínimo da transferência do controle de nossa economia ao sistema privado e neoliberal, que praticamente imperava em nosso país.

O documentário completo está disponível no seguinte endereço: http://vimeo.com/30626414
Aos que tiverem interesse, esperamos que gostem e comentem aqui.

O FortaiaNews deseja um bom filme! 

Outros documentários do autor que recomendamos: 
Fahrenheit 11 de setembro – Sobre as causas e consequências dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001;

SiCKO – Mostra a dura realidade dos planos de saúde nos Estados Unidos que visam tão somente o lucro e não à vida de seus segurados. Nos leva a refletir e pensar que nosso SUS, com todos seus problemas de gestão, precisa sim ser melhorado, mas não é tão ruim quanto parece.

Equipe Fortaia

2 comentários:

  1. Parece que ontem, às 4:19h, o vídeo saiu do ar. Ainda bem que já vi!

    Lisandro Zart

    ResponderExcluir
  2. Quem conseguir veja o Sicko, documentário sobre o sistema de saúde americano, que está neste endereço:

    http://vimeo.com/27262137

    o outro que o texto se refere não está disponível mais.

    ResponderExcluir