quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nota ZERO ao Secretário Municipal do Meio Ambiente


O Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Industrial de Antônio Prado levou um ZERO bem grande e bem redondo de todos os alunos, professores e da direção da Escola Irmão Irineu.
A nota dada, exatamente na Semana Mundial do Meio Ambiente, foi merecida!

Saiba por que o Secretário do Meio Ambiente foi reprovado

Com objetivo de fomentar e estimular os alunos a terem atitudes ecologicamente corretas, a Escola Irmão Irineu criou um importante projeto de recolhimento de garrafas pets. E lá foram os alunos retirar do meio ambiente as garrafas....Recolheu-se milhares delas, entulhando salas de aulas. A Escola também tinha a intenção de vender o material para angariar fundos. 
Mas, a empresa contada para a venda do material faliu. Com dificuldade de se desfazer do material coletado, a Escola buscou a ajuda da Prefeitura. Queriam os professores, apenas, um caminhão para levar o material até a usina de reciclagem do município vizinho, Ipê.

Agindo como Pôncio Pilatos, o Secretário do Meio Ambiente lavou as mãos e mandou que, durante vários dias, despejassem as garrafas no lixo comum, para que a empresa BIAZZOTTO as recolhesse (gerando lucros para a mesma). O Secretário não conseguiu desgrudar-se de sua cadeira para tentar solucionar o problema junto a outras secretarias...
Então a Escola recorreu ao Secretario de Obras, o jovem Ricardo Balancelli, que prontamente cedeu o caminhão para o transporte das garrafas, resolvendo o imbróglio.

Ignorância
Por ignorância ou por falta de compromisso com ações ecologicamente corretas, o Secretário do Meio Ambiente deixou de fazer o seu tema de casa....Além disso, perdeu a oportunidade de apoiar uma ideia/projeto de educação ambiental.

A autoridade da respectiva Pasta, sem conhecimento em pedagogia, certamente desconhece o efeito negativo que causaria aos alunos a devolução do material às ruas. Além disso, estaria reprovando a iniciativa da Escola que sempre atende aos chamados da Administração Municipal. A Escola - uma instituição renomada, merecedora de nota DEZ por essa e outras iniciativas em prol ao meio ambiente - não merecia passar por esse constrangimento.

Conheça o desabafo da professora veiculado no Jornal Panorama Pradense, edição do dia 30 de maio, página 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário