domingo, 29 de julho de 2012

Reflexão sobre as eleições

Faz quase dois anos que com o slogan "Pior que tá não fica", e sem nenhuma noção do que lá faria, Tiririca (PR) foi o candidato a deputado federal mais votado do Brasil nas eleições 2010.

Francisco Everardo Oliveira Silva, nome de batismo do palhaço cearense, de 45 anos, teve mais de um milhão de votos. Em toda a história, o deputado mais votado foi Enéas, do PRONA, com 1,5 milhão.

O que pode ser interpretada como jogada política do PR com o objetivo de ao eleger Tiririca por uma expressiva quantidade de votos o que aumenta a legenda do partido e por consequência aumenta o número de parlamentares de seu partido na câmara segundo dados. CRESPO, (2010) O total de votos válidos para deputado federal em SP, apurados até aquele momento, era de 21,2 mi. Como o Estado tem 70 cadeiras na Câmara, seriam necessários 302,3 mil votos para eleger um parlamentar na Casa.
A votação em Tiririca elegeria, portanto, 4,5 candidatos contando com ele próprio. Candidato mais votado, Tiririca é consequentemente quem mais vai puxar votos para os colegas de coligação. O segundo maior puxador de votos de SP é Gabriel Chalita (PSB), com 557 mil votos. Até esse momento, a coligação que inclui Tiririca (PR, PT, PC do B, PRB e PT do B) tinha conquistado 24 vagas para deputado federal por São Paulo. Já a coligação PSDB-DEM-PPS, aparecia com 22 vagas.

Neste cenário encontramos dois problemas, o primeiro é a falta de moral e ética de alguns partidos que fazem qualquer coisa para obterem vantagens política, o segundo é a
irresponsabilidade de um povo que não sabe nem quer saber fazer uso dos seus direitos cívicos assim tornando-se vítima de si mesma ao protestar de maneira erronia diante do contexto político onde a base é a corrupção.

Neste ano teremos eleições municipais, e estamos desde já vendo o mesmo quadro acima citado se repetindo. Candidatos sem a menor noção do que é política se lançam com candidatos, pra "depois" de eleitos aprenderem o que é e como se faz. Será que pessoas que não buscam conhecimento para si, afim crescerem tanto como pessoas ou como profissionais antes de assumirem algum cargo o farão depois de eleitos?

Será que este ao não se importar com um conhecimento prévio demonstram estar aptos a nos representar?Quais serão as verdadeiras motivações as quais levam estes candidatos a aventurarem no meio?Essas são perguntas que deveríamos nos fazer antes de qualquer votação.
Eleger palhaços como forma de protesto não e a melhor opção para se demonstrar indignação diante deste quadro político ainda que estes objetem boa intenção, segundo Constantino (2010) trata-se de uma estranha forma de lutar pela liberdade contra "tudo que está aí".

Aliás, boa vontade não é suficiente para fazer política ainda que a constituição afirme que só se precisa saber ler e escrever, sendo assim qualquer um poderia ser professor, médico, engenheiro todos os citados precisam passar de quatro a oito anos nos bancos acadêmicos devido à seriedade e a responsabilidade de suas profissões, creio que isso não aconteça no meio político por não ter a mesma importância. Será que nós entregaríamos nossos filhos nas mãos de quem não tem o menor conhecimento de sua profissão?

Já que não podemos mudar a constituição vamos votar com responsabilidade, não entreguemos nosso futuro nas mãos de parasitas para depois não murmurarmos contra nossas próprias escolhas, um povo que sabe que a educação é o futuro do país não pode querer menos de seus representantes.
* Artigo enviado por colaborador do Fortaia News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário